“Quase
que invariavelmente as pessoas formam suas crenças não baseadas nas provas,
mas naquilo que elas acham atraente”.
(BLAISE
PASCAL).
O ARMINIANISMO
E A QUESTÃO DA APOSTASIA.
O QUE DIZEM OS PAIS DA IGREJA PRIMITIVA SOBRE ISSO?
“... Tertuliano escreveu: Há pessoas que atuam como se Deus estivesse sob obrigação de brindar seus dons ainda àqueles que não são dignos deles. Convertem a generosidade de Deus numa escravatura, porque depois, não caem muitos da graça de Deus se não lhes tira o dom que tinham recebido?
Cipriano escreveu a seus colegas crentes... Muito com frequência os primeiros cristãos
citaram a passagem da Bíblia que encontramos em Hebreus 10.26: “Porque se
voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno
conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados.” Os
pregadores de hoje muitas vezes nos dizem que esta passagem não se refere a
pessoas já salvas. Se isto fora o caso, o escritor não soube comunicá-lo a seus
leitores. Todos os primeiros cristãos entenderam que esta passagem fala dos que
já são salvos. Pode ser que você creia que os primeiros cristãos viveram sempre
sem nenhuma segurança de sua salvação. Mas definitivamente não foi assim. Ainda
que creram que o Pai celestial pudesse excluir os se desejava fazê-lo, o tom de
todos seus escritos mostra que não viveram temerosos de perder sua herança
espiritual. Afana-se e se preocupa o filho obediente de que seu pai natural o
possa excluir?”. (1).
PROBLEMAS QUE OS ARMINIANOS PRECISAM
ENFRENTAR:
ARGUMENTAÇÕES “LÓGICAS”:
É impressionante como as pessoas que possuem a “MENTE DE CRISTO”, (2ª COR 2, 16), se deixam enganar. É só o sujeito ter a voz bonita, ser simpático, conta uma historinha legal e pronto já ganhou a confiança dos ouvintes. O caso é que nos falta a mesma curiosidade que os bereanos possuíam (AT17, 11).
É impressionante como as pessoas que possuem a “MENTE DE CRISTO”, (2ª COR 2, 16), se deixam enganar. É só o sujeito ter a voz bonita, ser simpático, conta uma historinha legal e pronto já ganhou a confiança dos ouvintes. O caso é que nos falta a mesma curiosidade que os bereanos possuíam (AT17, 11).
EXPOSITORES MAL INTENCIONADOS:
UM exemplo disso é o estudo ministrado pelo reverendo Augustus Nicodemus. Cujo titulo é “OPS LIVRE ARBÍTRIO”, através do qual faz algumas criticas. Mas ele não menciona os pais da igreja como sendo defensores desta verdade. Até mesmo Calvino quando era jovem acreditava nisso.
“... O escritor Jamierson
Oliveira, ex-editor da Revista Defesa da Fé e hoje editor geral da Bíblia
Apologética de Estudos, denuncia... Ou
esses líderes não conhecem a Bíblia e são pastores ignorantes acerca das
Escrituras Sagradas, o que é um absurdo. Ou então eles são pastores
conscientemente desobedientes à Palavra, o que é um absurdo ainda maior...”
(2).
FALSAS INFORMAÇÕES: Não sou louco a ponto de afirma que
os que combatem a nós arminianos. São desconhecedores da teologia arminiana. Entretanto
não podemos nos deixar levar por diplomas, mestrados, pós – doutorados, anéis
ou qualquer coisa semelhante. Pois não adianta nada ter tudo isso e nos
transmitirem meias verdades.
A VALORIZAÇÃO DA FALTA DE CONHECIMENTO:
Como professor de EBD constatei não poucas vezes que alguns servos do Senhor sentem uma verdadeira aversão a toda e qualquer maneira de aprender sobre a caminhada cristã, que não sendo pela Palavra de Deus. No entanto o mais curioso é que mesmo assim muitos desses são facilmente enganados. Perguntar não ofende. Como é que essas pessoas falam a respeito da razão da fé (2ª PE 3, 15).
DESONESTIDADE INTELECTUAL:
Boa parte daqueles que são contrários ao arminianismo são portadores de desonestidade intelectual e um bom exemplo é a não citação de alguns dos pais da igreja como sendo defensores do livre arbítrio.
VERDADES NÃO MENCIONADAS:
DEUS É JUSTO – Em atos 10, 34, vemos que Ele não faz acepção de pessoas. Abraão até ousou perguntar – lhe: “Não faria justiça o juiz de toda terra?” (GN 18, 25; o grifo não consta no texto original). No areópago, em Atenas, Paulo anunciou que o Senhor deseja que toda a humanidade se arrependa, pois haverá um juízo para todos os homens (AT 17, 30 – 31). O nosso Salvador “... Quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade” (1ª TM 2, 05; o grifo não consta no texto original). Está escrito na Bíblia que Jesus “... É a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos os nosso, mas também pelos de todo o mundo” (1ª João 2, 02; o grifo não consta no texto original). E este “todo mundo” não é uma alusão a alguns privilegiados eleitos. Não! Deus em seu plano desejou salvar a “Todos os termos da terra” (IS 45, 22; o grifo não consta no texto original). É pelo fato de Jesus ter morrido por todos (HB 2, 09) que o Espirito Santo convence o mundo, e não alguns escolhidos (João 16, 8 – 11).
DEUS É AMOROSO – A Palavra do Senhor salienta que o seu amor é infinito e ilimitado (João 3, 16 e Romanos 5, 7 – 8). Jesus quer salvar os piores pecadores! “Desejaria eu, de qualquer maneira a morte do ímpio? Diz o Senhor Jeová; não desejo, antes, que se converta dos seus caminhos e viva?” (EZ 18, 23; o grifo não consta no texto original).
PASSAGENS
OU REFERÊNCIAS BÍBLICAS MAL INTERPRETADAS:
De acordo com o pastor e escritor Lécio Dornas existem; cinco princípios para interpretação Bíblica
que são:
Principio
do contexto, Principio histórico, Principio gramatical, Principio téologico e
Principio pratico. Para uma maior compreensão sobre o assunto
eu recomendo que os irmãos assistam ao vídeo do referido pastor no youtube o
titulo é “A interpretação da Bíblia para
o homem de hoje”.
Pois
bem vamos ao que nos interessa:
Salmos 51, 05: ‘Sei que sou pecador desde que nasci... ’
Resposta: É
verdade que somos nascidos em pecado (Jó 15, 14; SL 58, 03)... Mas não se segue
disso uma tendência ingênita para pecar ou que o pecado seja uma necessidade em
nós... ’
Romanos 9, 21: ‘O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro uso desonroso?...O retrato que essa expressão evoca na mente ocidental é frequentemente determinista, se não fatalista, pois nela a pessoa não tem escolha, mas é dominada por Deus’.
Resposta: Entretanto,
a mente hebraica não pensa dessa forma, considerando a parábola do oleiro em
Jeremias 18. Nesse contexto, o bloco de barro tanto pode ser moldado como
desfeito por Deus, dependendo da resposta
moral de Israel a Deus, pois o profeta diz enfaticamente: “Se essa nação que eu adverti converte – se
da sua perversidade, então eu me arrependerei e não trarei sobre ela a desgraça
que eu tinha planejado”...Ademais, há um uso diferente das preposições em “Vaso para fins nobres” e “Vaso de ira” (RM 9,21, 22). Vaso de ira
é o que recebe a ira de Deus, exatamente como o vaso de misericórdia recebeu a
misericórdia de Deus...
Romanos 9, 22: ‘E se Deus, querendo mostra a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para a destruição?...’
Resposta: Como já foi indicado, essa passagem sugere que os “vasos de ira” são objeto da ira porque se recusam a se arrepender...
Lucas
14, 23: Em uma parábola, Jesus diz: “Vá pelos caminhos e valados e obrigue – os a entrar, para que a minha
casa fique cheia”. Essa é uma palavra incisiva que significa “força” e se
aplica diretamente, conforme a parábola, a coagir pessoas a entrar no Reino de
Deus. A maioria do núcleo de calvinistas... tomar esse texto como significando
que Deus usa poder coercitivo nos indecisos para torna – lós salvos.
Resposta: No Novo testamento, a palavra “compelir” (gr. Anagkadzo) tem vários significados. Ela é algumas vezes usada no sentido físico de ser “forçado” contra a vontade (v. AT 26,11; GL 2, 3, 14; 6,12). Em outras ocasiões, tem sentido moral: “Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante Dele para o outro lado” (MT 14, 22)...
João 6, 44: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair...”...
Resposta: Para
entender devidamente o caso, várias coisas precisam ser levadas em
consideração.Em primeiro lugar, como qualquer palavra com variação de
significados, o sentido especifico dessa palavra grega deve ser
decidido pelo contexto. Ás vezes no Novo Testamento significa arrastar uma pessoa ou objeto (v. Jo 18, 10; 21. 6, 10; AT 16, 19). Outras vezes, não (v. Jo 12, 32). Os léxicos gregos permitem o significado de “atrair” tanto quanto o de “arrastar”... Deuteronômio 21. 3,4 emprega – se no sentido de “arrastar” e Jeremias 38, 03 no sentido de “atrair” pelo amor.Em segundo lugar, João 12, 32 deixa claro que a palavra “atrair” não pode significar “graça irresistível” sobre o eleito por uma simples razão: Jesus disse: “Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos, a mim”. Nenhum calvinista autêntico crê que todos os homens serão salvos.Em terceiro lugar, a palavra “todos” não pode significar somente “alguns” em João 12, 32. Poucos antes (Jo 2. 24, 25), quando Jesus afirmou conhecer a “todos”, estava claro que não se referia apenas aos eleitos. Por que, então, deveria “todos” significar “alguns” em João 12, 32? Se quisesse dizer “alguns”, “facilmente teria feito assim...” (3).
decidido pelo contexto. Ás vezes no Novo Testamento significa arrastar uma pessoa ou objeto (v. Jo 18, 10; 21. 6, 10; AT 16, 19). Outras vezes, não (v. Jo 12, 32). Os léxicos gregos permitem o significado de “atrair” tanto quanto o de “arrastar”... Deuteronômio 21. 3,4 emprega – se no sentido de “arrastar” e Jeremias 38, 03 no sentido de “atrair” pelo amor.Em segundo lugar, João 12, 32 deixa claro que a palavra “atrair” não pode significar “graça irresistível” sobre o eleito por uma simples razão: Jesus disse: “Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos, a mim”. Nenhum calvinista autêntico crê que todos os homens serão salvos.Em terceiro lugar, a palavra “todos” não pode significar somente “alguns” em João 12, 32. Poucos antes (Jo 2. 24, 25), quando Jesus afirmou conhecer a “todos”, estava claro que não se referia apenas aos eleitos. Por que, então, deveria “todos” significar “alguns” em João 12, 32? Se quisesse dizer “alguns”, “facilmente teria feito assim...” (3).
Hebreus 6, 4 – 8: “... É impossível, pois que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espirito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renova – lós para o arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo – o à ignomínia. Porque a terra que absorve a chuva que frequentemente cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem é também cultivada recebe benção da parte de Deus; mas, se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada” (HB 6, 4 – 8). A Bíblia de Estudo Pentecostal diz: “Nestes versículos (HB 6. 4 – 6) o escritor de Hebreus trata das consequências da apostasia (decair da fé). Esta palavra (recaíram, gr. Parapesontas, de parapipto) é um particípio aoristo e deve ser traduzido no tempo passado – literalmente: “tendo decaido”. O escritor de Hebreus apresenta a apostasia como algo realmente possível...” (4).
Hebreus 10.26: “Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados”.
A respeito
dessa passagem Bíblica “... Cipriano
escreveu... Os pregadores de hoje muitas
vezes nos dizem que esta passagem não se refere a pessoas já salvas. Se isto
fora o caso, o escritor não soube comunicá-lo a seus leitores...” (5).
“...Gálatas 5:4: De Cristo vos desligastes vós que procurais justificar-vos na lei,
da graça decaístes.
... Quando
o autor usa os verbos “desligastes” e “decaístes”, ele não deixa dúvidas sobre
a real experiência salvífica daqueles crentes. A palavra “desligastes”, no
grego ékatargeo que significa “estar separado de” e “estar
cortado de”. É possível ficar “separado de” sem ter estado junto a? E “ser
cortado de” sem ter estado ligado a?... Para Paulo, os crentes gentios que
estavam deixando-se levar pelos judaizantes acabavam por abandonar a graça,
pois submeter-se à circuncisão era uma ação fatal em si mesma...”* (6).
ARMINIANISMO VERSUS CALVINISMO:
Os
cinco pontos do calvinismo:
“... ELEIÇÃO
INCONDICIONAL – De acordo com
Calvino, Deus teria escolhido certos indivíduos para salvação, antes da
fundação do mundo. Tais eleitos, de modo soberano, são conduzidos a uma
aceitação voluntária a Cristo. Quanto aos não eleitos, já estariam condenados
ao sofrimento eterno desde o útero!
EXPIAÇÃO RESTRITA – A obra expiatória de Cristo teria sido realizada apenas em prol de alguns eleitos e não de toda a humanidade.
GRAÇA IRRESISTÍVEL – O calvinismo afirma que O espirito Santo chama os eleitos internamente, em seus corações, e os leva á salvação. Tal chamado não estaria limitado ao livre arbítrio; é o Espirito quem, pela graça, conduz o eleito a crer e se arrepender.
INCAPACIDADE TOTAL – Em decorrência do pecado, o homem teria perdido a capacidade de crer no evangelho. Ele possui a faculdade da volição, o livre arbítrio, porém a sua vontade não é livre, na pratica, haja vista estar presa á sua natureza decaída.
SEGURANÇA TOTAL – Todos os escolhidos por Deus, pelos quais Jesus teria morrido, estariam eternamente salvos, haja o que houver. Eles, por conseguinte, perseverarão até o fim, não por sua própria vontade, mas por obra do Espirito Santo em seus corações.
Segundo
a Palavra do Senhor, a escolha para a salvação foi, primeiramente, coletiva –
Deus elegeu em Cristo o seu povo (EF 1, 4 – 5 e 1ª PE 2,
09)... Acrescentava – lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”
(AT 2,47;o grifo não consta no texto original)...
A GRAÇA É IRRESISTÍVEL. SERÁ?
... Em Hebreus 3, 15, está escrito: “Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como na provocação”...
“De quanto maior
castigo cuida vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e
tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer
agravo ao Espirito da graça?” (HB 10, 29).
Os
calvinistas se apegam a passagens isoladas, como João 6,
37 – 44; 10, 29, para afirmar que apenas alguns eleitos são encaminhados pelo
Pai a Jesus. Na verdade, tais passagens mostram, à luz do contexto, que até
para aceitar a chamada para a salvação, o ser humano precisa de capacidade
divina. É Deus quem concede a fé quando o pecador ouve a Palavra (RM 10, 17); e
é Ele que dá a possibilidade de arrependimento (AT 11, 18). A salvação é pela
graça de Deus (EF 2, 8 – 9)....” (7).
RESPONDENDO
AS OBJEÇÕES A RESPEITO DA EXPIAÇÃO ILIMITADA.
1ª objeção: Os propósitos de Deus não podem
ser frustrados. Se Deus pretendeu, com a morte de Cristo, salvar a todos e nem
todos se salvam, segue-se que Seu propósito foi frustrado...
Resposta:
Se Deus pretendeu com a morte
de Cristo realmente salvar, indiscriminada e incondicionalmente, a todos os seres
humanos, certamente poderíamos dizer que os propósitos de Deus seriam
frustrados, caso todos não se salvassem. Mas Deus enviou Jesus para proporcionar salvação a todos, salvação esta que só é efetiva naqueles
que crêem... Os arminianos não ensinam tal como expõem os calvinistas...
2ª objeção: As Escrituras apontam uma limitação muito definida quando falam daqueles por quem Cristo entregou Sua vida. Esses são freqüentemente chamados de “Suas ovelhas,” “Sua Igreja,” “Seu povo,” conforme Mt 1.21; Mt 20.28; Mt 26.28; Jo 10.15; Jo 15.13; Ef 5.23-26.
Resposta: ...Calvino
foi perspicaz o suficiente para perceber isso. Ele comenta sobre MT 20.28:A
palavra muitos não é colocada definidamente para um número fixo, mas para um
número amplo; pois ele contrasta a si mesmo com todos os outros. E neste
sentido é usado em Rm 5.15, onde Paulo não fala de qualquer parte dos homens, mas abrange toda a raça humana... ”* (8).
OS
CALVINISTAS E AVERSÃO AS OPINIÕES CONTRARIAS:
No dia 31/01/2014; fiz uma visita a uma livraria evangélica no centro de Taguatinga. Lá tive uma conversa com um amigo calvinista. Depois de um bom tempo de conversa.
Falei a ele a respeito da 1ª conferência arminiana que
tem por tema “Deus amou o mundo”.
Pronto só bastou isso pra “fechar” o tempo.
É impressionante
como os defensores do movimento calvinista não gostam de serem confrontados.
Mas o caso é que é preciso saber ouvir os contrários.
“Prefiro os que me
criticam, porque me corrigem aos que me elogiam, porque me corrompem” (Santo Agostinho).
A declaração acima nós faz refletir, pois não podemos nos deixar levar por um sorriso simpático, uma conversa amigável ou qualquer coisa do tipo.
Eu quero deixar bem claro que não acredito que as pessoas
que defendem o calvinismo não são inteligentes. Muito pelo contrario até porque
muitos são doutores em teologia por essa razão seria uma insensatez dizer ou
afirma o contrario.
No entanto é preciso ter a mesma curiosidade que os
bereanos possuíam (AT 17, 11). Para que assim não sejamos enganados.
Quero prosseguir tratando sobre este assunto fazendo uso
das palavras do pastor Zwinglio
Rodrigues que disse:
“... Infelizmente muitos calvinistas
(não todos graças a Deus) têm deturpado a verdade dos fatos para satisfazerem
seus próprios interesses...”(9)
“... Thomas Summers: Que ignorância ou atrevimento tem estes homens que acusam
Armínio de pelagianismo ou de qualquer inclinação para isso...” (10).
“... Parece que os calvinistas às vezes apelam a métodos tortuosos, na
exegese e na hermenêutica, a fim de evitar as implicações de outros textos
neotestamentários...” (Daniel B.
Pecota teólogo de tradição pentecostal).
REINO DIVIDIDO ENTRE OS CALVINISTAS.
Certa feita Jesus disse:
“Se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir”
(MC 3, 24).
“... Todo reino divido contra si mesmo será assolado...”
O pastor Zwinglio Rodrigues é categórico em afirmar que:
“... Os... calvinistas Robert Peterson e Michael Williams
reconhecem:
* Que Armínio cria na absoluta necessidade da graça.
* Que o arminianismo não é
pelagianismo e nem semipelagiano.
*
Que a vontade humana está totalmente corrompida...” (11).
Notas
informativas sobre o texto “Arminianismo
verdades e mentiras”. 2ª parte.
Site “Deus amou o mundo”,
artigo “Pais da Igreja e a Possibilidade de Apostasia”, autor David W. Bercot.
Blog do “Pastor
José Gonçalves”, artigo “A Mesa de
Jezabel O que tem seduzido os cristãos”.
Livro “Eleitos,
mas livres uma perspectiva equilibrada entre a eleição e o livre arbítrio”
páginas 74, 105, 106, 107 e 108. Autor Norman
Geisler, editora Vida.
Blog do “Pastor
José Gonçalves”.
Site “Deus amou o mundo”,
artigo “Pais da Igreja e a Possibilidade de Apostasia”, autor David W. Bercot.
Artigos “Possibilidade Real de Queda da Graça (Textos-Prova)”. Autor Zwinglio Rodrigues. *No texto original
os grifos não existem.
Revista “Manual do
obreiro” matéria de capa “O
verdadeiro pentecostes pastor Antônio Gilberto analisa o modelo genuíno
avivamento” Número 35, artigo “Predestinação
e pentecostalismo” autor Ciro
Sanches Zibordi. Editora CPAD.
Site “Arminianismo”,
artigo “OBJEÇÕES À EXPIAÇÃO ILIMITADA”.
Autor Paulo Cesar Antunes. *Foram
feitas algumas alterações no texto original.
Livro “Decepcionados
com a graça”, autor Paulo Romeiro,
página 119. Editora MUNDO CRISTÃO.
Livro “A verdade
sobre a predestinação”. (Os grifos não constam no texto original).
Site “Arminianismo”,
artigo “OBJEÇÕES À EXPIAÇÃO ILIMITADA”.
Autor Paulo Cesar Antunes. *Foram
feitas algumas alterações no texto original.
Site “Dokimos”,
artigo “Uma Breve Resposta ao Álvaro Rodrigues”, autor Zwinglio
Rodrigues.
Site “Dokimos” artigo “Derrubando o
Mito que Afirma ser o Arminianismo uma Teologia Centrada no Homem”, autor Zwinglio Rodrigues.
Derrubando o Mito que Afirma ser
o Arminianismo uma Teologia Centrada no Homem. Autor Zwinglio Rodrigues.
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