“O arminianismo verdades e mentiras”. 2ª parte.

Quase que invariavelmente as pessoas formam suas crenças não baseadas nas provas, mas naquilo que elas acham atraente”.

(BLAISE PASCAL).

O ARMINIANISMO E A QUESTÃO DA APOSTASIA.


O QUE DIZEM OS PAIS DA IGREJA PRIMITIVA SOBRE ISSO?

“... Tertuliano escreveu: Há pessoas que atuam como se Deus estivesse sob obrigação de brindar seus dons ainda àqueles que não são dignos deles. Convertem a generosidade de Deus numa escravatura, porque depois, não caem muitos da graça de Deus se não lhes tira o dom que tinham recebido?
Cipriano escreveu a seus colegas crentes... Muito com frequência os primeiros cristãos citaram a passagem da Bíblia que encontramos em Hebreus 10.26: “Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados.” Os pregadores de hoje muitas vezes nos dizem que esta passagem não se refere a pessoas já salvas. Se isto fora o caso, o escritor não soube comunicá-lo a seus leitores. Todos os primeiros cristãos entenderam que esta passagem fala dos que já são salvos. Pode ser que você creia que os primeiros cristãos viveram sempre sem nenhuma segurança de sua salvação. Mas definitivamente não foi assim. Ainda que creram que o Pai celestial pudesse excluir os se desejava fazê-lo, o tom de todos seus escritos mostra que não viveram temerosos de perder sua herança espiritual. Afana-se e se preocupa o filho obediente de que seu pai natural o possa excluir?”. (1).

PROBLEMAS QUE OS ARMINIANOS PRECISAM ENFRENTAR:

ARGUMENTAÇÕES “LÓGICAS”: 

É impressionante como as pessoas que possuem a “MENTE DE CRISTO”, (2ª COR 2, 16), se deixam enganar. É só o sujeito ter a voz bonita, ser simpático, conta uma historinha legal e pronto já ganhou a confiança dos ouvintes. O caso é que nos falta a mesma curiosidade que os bereanos possuíam (AT17, 11).

EXPOSITORES MAL INTENCIONADOS

UM exemplo disso é o estudo ministrado pelo reverendo Augustus Nicodemus. Cujo titulo é “OPS LIVRE ARBÍTRIO”, através do qual faz algumas criticas. Mas ele não menciona os pais da igreja como sendo defensores desta verdade. Até mesmo Calvino quando era jovem acreditava nisso.
“... O escritor Jamierson Oliveira, ex-editor da Revista Defesa da Fé e hoje editor geral da Bíblia Apologética de Estudos, denuncia... Ou esses líderes não conhecem a Bíblia e são pastores ignorantes acerca das Escrituras Sagradas, o que é um absurdo. Ou então eles são pastores conscientemente desobedientes à Palavra, o que é um absurdo ainda maior...” (2).
FALSAS INFORMAÇÕES: Não sou louco a ponto de afirma que os que combatem a nós arminianos. São desconhecedores da teologia arminiana. Entretanto não podemos nos deixar levar por diplomas, mestrados, pós – doutorados, anéis ou qualquer coisa semelhante. Pois não adianta nada ter tudo isso e nos transmitirem meias verdades.

A VALORIZAÇÃO DA FALTA DE CONHECIMENTO: 

Como professor de EBD constatei não poucas vezes que alguns servos do Senhor sentem uma verdadeira aversão a toda e qualquer maneira de aprender sobre a caminhada cristã, que não sendo pela Palavra de Deus. No entanto o mais curioso é que mesmo assim muitos desses são facilmente enganados. Perguntar não ofende. Como é que essas pessoas falam a respeito da razão da fé (2ª PE 3, 15).

DESONESTIDADE INTELECTUAL

Boa parte daqueles que são contrários ao arminianismo são portadores de desonestidade intelectual e um bom exemplo é a não citação de alguns dos pais da igreja como sendo defensores do livre arbítrio.

VERDADES NÃO MENCIONADAS:

DEUS É JUSTO – Em atos 10, 34, vemos que Ele não faz acepção de pessoas. Abraão até ousou perguntar – lhe: “Não faria justiça o juiz de toda terra?” (GN 18, 25; o grifo não consta no texto original). No areópago, em Atenas, Paulo anunciou que o Senhor deseja que toda a humanidade se arrependa, pois haverá um juízo para todos os homens (AT 17, 30 – 31). O nosso Salvador “... Quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade” (1ª TM 2, 05; o grifo não consta no texto original). Está escrito na Bíblia que Jesus “... É a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos os nosso, mas também pelos de todo o mundo” (1ª João 2, 02; o grifo não consta no texto original). E este “todo mundo” não é uma alusão a alguns privilegiados eleitos. Não! Deus em seu plano desejou salvar a “Todos os termos da terra” (IS 45, 22; o grifo não consta no texto original). É pelo fato de Jesus ter morrido por todos (HB 2, 09) que o Espirito Santo convence o mundo, e não alguns escolhidos (João 16, 8 – 11).

DEUS É AMOROSO – A Palavra do Senhor salienta que o seu amor é infinito e ilimitado (João 3, 16 e Romanos 5, 7 – 8). Jesus quer salvar os piores pecadores!  “Desejaria eu, de qualquer maneira a morte do ímpio? Diz o Senhor Jeová; não desejo, antes, que se converta dos seus caminhos e viva?” (EZ 18, 23; o grifo não consta no texto original).

PASSAGENS OU REFERÊNCIAS BÍBLICAS MAL INTERPRETADAS:

De acordo com o pastor e escritor Lécio Dornas existem; cinco princípios para interpretação Bíblica que são:
Principio do contexto, Principio histórico, Principio gramatical, Principio téologico e Principio pratico. Para uma maior compreensão sobre o assunto eu recomendo que os irmãos assistam ao vídeo do referido pastor no youtube o titulo é “A interpretação da Bíblia para o homem de hoje”.
Pois bem vamos ao que nos interessa:

Salmos 51, 05: ‘Sei que sou pecador desde que nasci... ’
Resposta: É verdade que somos nascidos em pecado (Jó 15, 14; SL 58, 03)... Mas não se segue disso uma tendência ingênita para pecar ou que o pecado seja uma necessidade em nós... ’

Romanos 9, 21: ‘O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro uso desonroso?...O retrato que essa expressão evoca na mente ocidental é frequentemente determinista, se não fatalista, pois nela a pessoa não tem escolha, mas é dominada por Deus’.
Resposta: Entretanto, a mente hebraica não pensa dessa forma, considerando a parábola do oleiro em Jeremias 18. Nesse contexto, o bloco de barro tanto pode ser moldado como desfeito por Deus, dependendo da resposta moral de Israel a Deus, pois o profeta diz enfaticamente: “Se essa nação que eu adverti converte – se da sua perversidade, então eu me arrependerei e não trarei sobre ela a desgraça que eu tinha planejado”...Ademais, há um uso diferente das preposições em “Vaso para fins nobres” e “Vaso de ira” (RM 9,21, 22). Vaso de ira é o que recebe a ira de Deus, exatamente como o vaso de misericórdia recebeu a misericórdia de Deus...

Romanos 9, 22: ‘E se Deus, querendo mostra a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para a destruição?...’

Resposta: Como já foi indicado, essa passagem sugere que os “vasos de ira” são objeto da ira porque se recusam a se arrepender...
Lucas 14, 23: Em uma parábola, Jesus diz: “Vá pelos caminhos e valados e obrigue – os a entrar, para que a minha casa fique cheia”. Essa é uma palavra incisiva que significa “força” e se aplica diretamente, conforme a parábola, a coagir pessoas a entrar no Reino de Deus. A maioria do núcleo de calvinistas... tomar esse texto como significando que Deus usa poder coercitivo nos indecisos para torna – lós salvos.

Resposta: No Novo testamento, a palavra “compelir” (gr. Anagkadzo) tem vários significados. Ela é algumas vezes usada no sentido físico de ser “forçado” contra a vontade (v. AT 26,11; GL 2, 3, 14; 6,12). Em outras ocasiões, tem sentido moral: “Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante Dele para o outro lado” (MT 14, 22)...

João 6, 44: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair...”...
Resposta: Para entender devidamente o caso, várias coisas precisam ser levadas em consideração.Em primeiro lugar, como qualquer palavra com variação de significados, o sentido especifico dessa palavra grega deve ser 
decidido pelo contexto. Ás vezes no Novo Testamento significa arrastar uma pessoa ou objeto (v. Jo 18, 10; 21. 6, 10; AT 16, 19). Outras vezes, não (v. Jo 12, 32). Os léxicos gregos permitem o significado de “atrair” tanto quanto o de “arrastar”... Deuteronômio 21. 3,4 emprega – se no sentido de “arrastar” e Jeremias 38, 03 no sentido de “atrair” pelo amor.Em segundo lugar, João 12, 32 deixa claro que a palavra “atrair” não pode significar “graça irresistível” sobre o eleito por uma simples razão: Jesus disse: “Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos, a mim”. Nenhum calvinista autêntico crê que todos os homens serão salvos.Em terceiro lugar, a palavra “todos” não pode significar somente “alguns” em João 12, 32. Poucos antes (Jo 2. 24, 25), quando Jesus afirmou conhecer a “todos”, estava claro que não se referia apenas aos eleitos. Por que, então, deveria “todos” significar “alguns” em João 12, 32? Se quisesse dizer “alguns”, “facilmente teria feito assim...” (3).

Hebreus 6, 4 – 8: “... É impossível, pois que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espirito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renova – lós para o arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo – o à ignomínia. Porque a terra que absorve a chuva que frequentemente cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem é também cultivada recebe benção da parte de Deus; mas, se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada” (HB 6, 4 – 8). A Bíblia de Estudo Pentecostal diz: “Nestes versículos (HB 6. 4 – 6) o escritor de Hebreus trata das consequências da apostasia (decair da fé). Esta palavra (recaíram, gr. Parapesontas, de parapipto) é um particípio aoristo e deve ser traduzido no tempo passado – literalmente: “tendo decaido”. O escritor de Hebreus apresenta a apostasia como algo realmente possível...” (4).

Hebreus 10.26: “Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados”.
A respeito dessa passagem Bíblica “... Cipriano escreveu... Os pregadores de hoje muitas vezes nos dizem que esta passagem não se refere a pessoas já salvas. Se isto fora o caso, o escritor não soube comunicá-lo a seus leitores...” (5).
...Gálatas 5:4: De Cristo vos desligastes vós que procurais justificar-vos na lei, da graça decaístes.
... Quando o autor usa os verbos “desligastes” e “decaístes”, ele não deixa dúvidas sobre a real experiência salvífica daqueles crentes. A palavra “desligastes”, no grego ékatargeo que significa “estar separado de” e “estar cortado de”. É possível ficar “separado de” sem ter estado junto a? E “ser cortado de” sem ter estado ligado a?... Para Paulo, os crentes gentios que estavam deixando-se levar pelos judaizantes acabavam por abandonar a graça, pois submeter-se à circuncisão era uma ação fatal em si mesma...”* (6).

ARMINIANISMO VERSUS CALVINISMO:

Os cinco pontos do calvinismo:
“... ELEIÇÃO INCONDICIONALDe acordo com Calvino, Deus teria escolhido certos indivíduos para salvação, antes da fundação do mundo. Tais eleitos, de modo soberano, são conduzidos a uma aceitação voluntária a Cristo. Quanto aos não eleitos, já estariam condenados ao sofrimento eterno desde o útero!

EXPIAÇÃO RESTRITAA obra expiatória de Cristo teria sido realizada apenas em prol de alguns eleitos e não de toda a humanidade.

GRAÇA IRRESISTÍVEL – O calvinismo afirma que O espirito Santo chama os eleitos internamente, em seus corações, e os leva á salvação. Tal chamado não estaria limitado ao livre arbítrio; é o Espirito quem, pela graça, conduz o eleito a crer e se arrepender.

INCAPACIDADE TOTALEm decorrência do pecado, o homem teria perdido a capacidade de crer no evangelho. Ele possui a faculdade da volição, o livre arbítrio, porém a sua vontade não é livre, na pratica, haja vista estar presa á sua natureza decaída.

SEGURANÇA TOTALTodos os escolhidos por Deus, pelos quais Jesus teria morrido, estariam eternamente salvos, haja o que houver. Eles, por conseguinte, perseverarão até o fim, não por sua própria vontade, mas por obra do Espirito Santo em seus corações.
Segundo a Palavra do Senhor, a escolha para a salvação foi, primeiramente, coletiva – Deus elegeu em Cristo o seu povo (EF 1, 4 – 5 e 1ª PE 2, 09)... Acrescentava – lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” (AT 2,47;o grifo não consta no texto original)...

A GRAÇA É IRRESISTÍVEL. SERÁ?

... Em Hebreus 3, 15, está escrito: “Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como na provocação”...
De quanto maior castigo cuida vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e fizer agravo ao Espirito da graça?” (HB 10, 29).
Os calvinistas se apegam a passagens isoladas, como João 6, 37 – 44; 10, 29, para afirmar que apenas alguns eleitos são encaminhados pelo Pai a Jesus. Na verdade, tais passagens mostram, à luz do contexto, que até para aceitar a chamada para a salvação, o ser humano precisa de capacidade divina. É Deus quem concede a fé quando o pecador ouve a Palavra (RM 10, 17); e é Ele que dá a possibilidade de arrependimento (AT 11, 18). A salvação é pela graça de Deus (EF 2, 8 – 9)....” (7).

RESPONDENDO AS OBJEÇÕES A RESPEITO DA EXPIAÇÃO ILIMITADA.

 1ª objeção: Os propósitos de Deus não podem ser frustrados. Se Deus pretendeu, com a morte de Cristo, salvar a todos e nem todos se salvam, segue-se que Seu propósito foi frustrado...
Resposta: Se Deus pretendeu com a morte de Cristo realmente salvar, indiscriminada e incondicionalmente, a todos os seres humanos, certamente poderíamos dizer que os propósitos de Deus seriam frustrados, caso todos não se salvassem. Mas Deus enviou Jesus para proporcionar salvação a todos, salvação esta que só é efetiva naqueles que crêem... Os arminianos não ensinam tal como expõem os calvinistas...

2ª objeção: As Escrituras apontam uma limitação muito definida quando falam daqueles por quem Cristo entregou Sua vida. Esses são freqüentemente chamados de “Suas ovelhas,” “Sua Igreja,” “Seu povo,” conforme Mt 1.21; Mt 20.28; Mt 26.28; Jo 10.15; Jo 15.13; Ef 5.23-26.
Resposta: ...Calvino foi perspicaz o suficiente para perceber isso. Ele comenta sobre MT 20.28:A palavra muitos não é colocada definidamente para um número fixo, mas para um número amplo; pois ele contrasta a si mesmo com todos os outros. E neste sentido é usado em Rm 5.15, onde Paulo não fala de qualquer parte dos homens, mas abrange toda a raça humana... ”* (8).

OS CALVINISTAS E AVERSÃO AS OPINIÕES CONTRARIAS:

No dia 31/01/2014; fiz uma visita a uma livraria evangélica no centro de Taguatinga. Lá tive uma conversa com um amigo calvinista. Depois de um bom tempo de conversa.
Falei a ele a respeito da 1ª conferência arminiana que tem por tema “Deus amou o mundo”. Pronto só bastou isso pra “fechar” o tempo.
 É impressionante como os defensores do movimento calvinista não gostam de serem confrontados. Mas o caso é que é preciso saber ouvir os contrários.

Prefiro os que me criticam, porque me corrigem aos que me elogiam, porque me corrompem” (Santo Agostinho).

A declaração acima nós faz refletir, pois não podemos nos deixar levar por um sorriso simpático, uma conversa amigável ou qualquer coisa do tipo.
Eu quero deixar bem claro que não acredito que as pessoas que defendem o calvinismo não são inteligentes. Muito pelo contrario até porque muitos são doutores em teologia por essa razão seria uma insensatez dizer ou afirma o contrario.
No entanto é preciso ter a mesma curiosidade que os bereanos possuíam (AT 17, 11). Para que assim não sejamos enganados.
Quero prosseguir tratando sobre este assunto fazendo uso das palavras do pastor Zwinglio Rodrigues que disse:
“... Infelizmente muitos calvinistas (não todos graças a Deus) têm deturpado a verdade dos fatos para satisfazerem seus próprios interesses...(9)
“... Thomas Summers: Que ignorância ou atrevimento tem estes homens que acusam Armínio de pelagianismo ou de qualquer inclinação para isso...” (10).
“... Parece que os calvinistas às vezes apelam a métodos tortuosos, na exegese e na hermenêutica, a fim de evitar as implicações de outros textos neotestamentários...” (Daniel B. Pecota teólogo de tradição pentecostal).

REINO DIVIDIDO ENTRE OS CALVINISTAS.

Certa feita Jesus disse:
Se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir” (MC 3, 24).
“... Todo reino divido contra si mesmo será assolado...”
O pastor Zwinglio Rodrigues é categórico em afirmar que:
“... Os... calvinistas Robert Peterson e Michael Williams reconhecem:

* Que Armínio cria na absoluta necessidade da graça.
* Que o arminianismo não é pelagianismo e nem semipelagiano.
* Que a vontade humana está totalmente corrompida...” (11).

Notas informativas sobre o texto “Arminianismo verdades e mentiras”. 2ª parte.
Site “Deus amou o mundo”, artigo “Pais da Igreja e a Possibilidade de Apostasia”, autor David W. Bercot.
Blog do “Pastor José Gonçalves”, artigo “A Mesa de Jezabel O que tem seduzido os cristãos”.
Livro “Eleitos, mas livres uma perspectiva equilibrada entre a eleição e o livre arbítrio” páginas 74, 105, 106, 107 e 108. Autor Norman Geisler, editora Vida.
Blog do “Pastor José Gonçalves”.
Site “Deus amou o mundo”, artigo “Pais da Igreja e a Possibilidade de Apostasia”, autor David W. Bercot.
Artigos “Possibilidade Real de Queda da Graça (Textos-Prova)”. Autor Zwinglio Rodrigues. *No texto original os grifos não existem.
Revista “Manual do obreiro” matéria de capa “O verdadeiro pentecostes pastor Antônio Gilberto analisa o modelo genuíno avivamento” Número 35, artigo “Predestinação e pentecostalismo” autor Ciro Sanches Zibordi. Editora CPAD.
Site “Arminianismo”, artigo “OBJEÇÕES À EXPIAÇÃO ILIMITADA”. Autor Paulo Cesar Antunes. *Foram feitas algumas alterações no texto original.
Livro “Decepcionados com a graça”, autor Paulo Romeiro, página 119. Editora MUNDO CRISTÃO.
Livro “A verdade sobre a predestinação”. (Os grifos não constam no texto original).
Site “Arminianismo”, artigo “OBJEÇÕES À EXPIAÇÃO ILIMITADA”. Autor Paulo Cesar Antunes. *Foram feitas algumas alterações no texto original.
Site “Dokimos”, artigo “Uma Breve Resposta ao Álvaro Rodrigues”, autor Zwinglio Rodrigues.
Site “Dokimos” artigo “Derrubando o Mito que Afirma ser o Arminianismo uma Teologia Centrada no Homem”, autor Zwinglio Rodrigues.
Derrubando o Mito que Afirma ser o Arminianismo uma Teologia Centrada no Homem. Autor Zwinglio Rodrigues.


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