“Ao pé da letra, o termo
neopentecostalismo (neo = novo) significa um novo pentecoste ou uma nova forma
de manifestação espiritual... O movimento neopentecostal dá ênfase às benesses
materiais e físicos da vida presente...
As igrejas neopentecostais
utilizam textos bíblicos (extraídos e aplicados fora do seu contexto)... O
movimento neopentecostal pode ser considerado o resultado da mistura do
cristianismo com o gnosticismo, que é um movimento que tem por base as
filosofias que floresciam da Babilônia, Egito, Síria e Grécia...
Conforme escreve o pastor Paulo Romeiro:
“... Há de tudo; tapete ungido,
arruda, sal grosso, corredor do amor, vassoura de fogo, mirra para
embelezamento do corpo, cair, soprar, sandália de fogo, uma serie enorme de
correntes (da prosperidade, libertação, saúde, do amor e etc)... O
neopentecostalismo representa um perigo... Ao ensinar a cura interior através
da regressão...” (1)
O
que é pentecostalismo?
“... Naturalmente, o termo
deriva da experiência do Dia de Pentecostes... As doutrinas adotadas pelos
neopentecostais foram produzidas... das idéias do pai do Novo Pensamento,
chamado Fineias Parkhust Quimby (1802 – 1866)... Os adeptos de movimento,
conhecido como “movimento da fé”, começaram a ensinar que a saúde e a riqueza podem
ser conquistadas desde que afirmadas e confessadas...
O pseudopentecostalismo
explora a falsa idéia de dependência de anjos para realizações pessoais...
Alguns grupos se deixaram
levar por pseudo-revelações...
Vozes, encontros com anjos e
arrebatamentos de espírito...” (2)
O pastor Paulo Freire não deixa por menos ao
dizer (isto é escrever) que:
“... A obra vai sendo
liderada por obreiros deformados, espiritualmente, sem as respostas que a
congregação necessita diante das demandas da vida... Proliferam... comunidades
onde todos acreditam ter recebido uma “luz própria”... Há uma síndrome de
especialização em andamento, fazendo surgir “igrejas do louvor”, “igrejas do
amor”, “igrejas da família”, “igrejas evangelísticas...” (3)
O pastor Renato Vargens
não poupa “elogios” referentes à IURD.
Tenho absoluta certeza que se o reformador alemão
Martinho Lutero fosse vivo estaria na linha de frente contra os ensinamentos
espúrios da Igreja Universal do Reino de Deus.
Isto afirmo baseado no fato de que tudo aquilo que os
reformadores lutaram como, superstição, misticismo, idolatria, venda das
indulgências, autoritarismo papal, está indubitavelmente enraizado na igreja
“macediana”
Acredito piamente que o Catolicismo Romano do século XVI possui similaridades interessantíssimas com a Universal do Reino de Deus, até porque, ambos fundamentam suas doutrinas e comportamentos em três pilares, as Escrituras Sagradas, a tradição e autoridade apostólica papal. Na verdade, tanto católicos como os seguidores de Edir Macedo não consideram na prática a Bíblia como única e exclusiva regra de fé. Isto porque, para ambos os movimentos, a tradição bem como a experiência adquirida com o sagrado, possuem um enorme peso na consolidação de suas doutrinas.
Acredito piamente que o Catolicismo Romano do século XVI possui similaridades interessantíssimas com a Universal do Reino de Deus, até porque, ambos fundamentam suas doutrinas e comportamentos em três pilares, as Escrituras Sagradas, a tradição e autoridade apostólica papal. Na verdade, tanto católicos como os seguidores de Edir Macedo não consideram na prática a Bíblia como única e exclusiva regra de fé. Isto porque, para ambos os movimentos, a tradição bem como a experiência adquirida com o sagrado, possuem um enorme peso na consolidação de suas doutrinas.
Junta-se a isso, o fato de que as duas correntes possuem
em suas estruturas eclesiásticas lideres papais, cuja autoridade apostólica é
inquestionável. Além disso, ambos mercantilizam a fé, comercializando as
benesses divinas, oferecendo aos fiéis objetos sagrados que possuem em si poder
suficiente para operar milagres.
Quanto à práxis litúrgica os “macedianos” faze-nos por um momento pensar que regressamos aos tenebrosos dias da idade média, onde como no século XVI, a manipulação religiosa se faz presente mediante bispos e pastores que em nome de Deus estabelecem doutrinas que se contrapõem a Palavra revelada do Senhor.
Tanto o Catolicismo Romano como o evangelho pregado pela IURD entendem que as bênçãos de Deus não são frutos de sua maravilhosa graça, mais sim, conseqüência direta de uma relação baseada na troca ou no toma-lá-dá-cá. Neste contexto, tudo é feito em nome de Deus e para se conseguir a benção é absolutamente necessário pagar e pagar alto! Nesta perspectiva tudo se vende, desde o sal grosso até pequenos frascos contendo água do Rio Jordão.
Por favor, responda sinceramente: Qual a diferença da oferta extorquida do povo sofrido nos dias atuais pra venda das indulgências da idade média? Qual a diferença dos utensílios vendidos no século XVI, para os que comercializados em nos templos da IURD?
Caro leitor, isto posto afirmo que a Igreja Universal do Reino de Deus não é uma Igreja protestante ou evangélica. A sua teologia é sincrética, antropocêntrica e demoníaca. Além disso, ela não possui nenhuma relação teológica ou confessional com as expressões da Reforma, antes pelo contrário, seus ensinamentos contrapõem-se as doutrinas da ortodoxia evangélica. Afirmo também que a IURD constitui-se em uma seita e que de forma cruel tem disseminado um evangelho absolutamente diferente do Evangelho da Bíblia.
Pense nisso! (4)
Quanto à práxis litúrgica os “macedianos” faze-nos por um momento pensar que regressamos aos tenebrosos dias da idade média, onde como no século XVI, a manipulação religiosa se faz presente mediante bispos e pastores que em nome de Deus estabelecem doutrinas que se contrapõem a Palavra revelada do Senhor.
Tanto o Catolicismo Romano como o evangelho pregado pela IURD entendem que as bênçãos de Deus não são frutos de sua maravilhosa graça, mais sim, conseqüência direta de uma relação baseada na troca ou no toma-lá-dá-cá. Neste contexto, tudo é feito em nome de Deus e para se conseguir a benção é absolutamente necessário pagar e pagar alto! Nesta perspectiva tudo se vende, desde o sal grosso até pequenos frascos contendo água do Rio Jordão.
Por favor, responda sinceramente: Qual a diferença da oferta extorquida do povo sofrido nos dias atuais pra venda das indulgências da idade média? Qual a diferença dos utensílios vendidos no século XVI, para os que comercializados em nos templos da IURD?
Caro leitor, isto posto afirmo que a Igreja Universal do Reino de Deus não é uma Igreja protestante ou evangélica. A sua teologia é sincrética, antropocêntrica e demoníaca. Além disso, ela não possui nenhuma relação teológica ou confessional com as expressões da Reforma, antes pelo contrário, seus ensinamentos contrapõem-se as doutrinas da ortodoxia evangélica. Afirmo também que a IURD constitui-se em uma seita e que de forma cruel tem disseminado um evangelho absolutamente diferente do Evangelho da Bíblia.
Pense nisso! (4)
O
movimento Neo – Pentecostal e a escravatura infantil.
O termo escravatura
infantil, pode parecer um tanto pesado aos ouvidos dos “espiritualistas” de
plantão. No entanto quero deixar bem claro que não sou nem um desinformado ou
coisa do tipo.
Queria eu que isso fosse um
mero exagero de minha parte, mas não.
E a prova disso esta no
programa “A tarde é sua” (Rede TV),
apresentado pela apresentadora Sonia Abraão, do dia 22/12/2010. Pelo qual via a
mais nova missionária do Brasil ela só tem 6 anos.
E é claro que isso acontece
devido termos de nos depara com mais esta aberração, o adultizar das crianças.
“... Alguns pais... têm procurado vestir
os meninos constantemente como “pequenos pastorzinhos”, de colete, terno e
gravata...” (5)
O pastor José Barbosa Junior, recomenda que: “As nossas crianças, vivam como crianças e
não sejam obrigadas a se tornarem como nós adultos...” (6)
Parece que os caçadores de
“talentos infantis” são insaciáveis nesta busca não se importando se estão ou
não fazendo “bem” aos inocentes.
O falar em NOVAS
LINGUAS (continuação).
Para prosseguir com este
assunto farei uso das palavras do pastor, escritor, articulista e apologista José Gonçalves.
“... O erudito em grego H. E. Dana, não – pentecostal e autor
de um dos mais conceituados manuais de língua grega, comenta em seu livro O Espírito
Santo no livro de Atos: “De qualquer maneira, cremos que este registro
(o livro de Atos) torna meridianamente claro que a plenitude do Espírito veio a
esses discípulos como uma benção distinta da salvação... O Dr. H. E. esclarece
mais uma vez a questão: “Um assunto muito debatido tem sido se há qualquer
diferença entre as experiências descritas como ser batizado no Espírito, e ser
cheio do Espírito (...) Mas um simples exame superficial do texto mostrará que
a conclusão não é correta... São representações figurativas da mesma experiência
essencial, contemplada de diferentes pontos de vista” (7).
“... Segundo o historiador
alemão T. L. Souer, o próprio Martinho Lutero falava em línguas...
No século 17, entre os
Quacres, há registros de línguas estranhas... No século 19, há um boom e
registros de glossolalia. Há casos na Escócia em 1830; na Inglaterra na mesma
época; nos Estados Unidos; em 1854, 1857, 1873 e 1875; na Rússia, em 1855; e na
Estônia e Armênia no final do século 19...
Orígenes comprova que no
segundo século os cristãos falavam em línguas estranhas...
Além de Tertuliano e Orígenes,
apenas... Dois pais da igreja citam o falar em línguas estranhas: Irineu e
Agostinho...” É o que diz o pastor Silas
Daniel (8)
Ao contrario daquilo que
muitos pensam o “DIA DE PENTECOSTE”,
não ficou restringido apenas para aquele momento em que os discípulos foram
revestidos de PODER.
Conforme Atos dos apóstolos
relata (AT 2) e quem nos esclarece isso é o pastor e escritor Isael de Araujo; tendo ele feito uma
pesquisa minuciosa a respeito do assunto:
“... Século 1 d. C no dia de
pentecostes (33 d.C)... Os discípulos... começaram a demonstrar manifestações
miraculosas, incluindo línguas estranhas...
Século 2, temos os registros
e testemunhos de Justino, o mártir (100 – 165); Irineu de Lyon (França 115 –
202); Hipólito de Roma (160 – 235); montanismo na Frigia (150); Teófilo de
Antioquia (181) e Tertuliano (160 – 220)... Línguas estranhas...
Século 3, há registros e
testemunhos de Novaciano (230); Orígenes (180 – 254); Gregório Taumaturgo (213
– 270); Eusébio de Cesaréia (260 – 340); Atanásio (251 – 356); Pacômio (292 –
348)... Dom de línguas
(glossolalia)...
Século 4... João Crisóstomo
(307 – 407); Hilário de Poitiers (c. 340); Ambrosio (c. 350); Agostinho (354 –
430)... Dom de línguas...” (9).
O pastor Ciro Sanches Zibordi fornece – nos uma
lista muito interessante:
·
ANTOPENTECOSTAIS
CESSACIONISTAS... Esses irmãos em Cristo privam – se da
sobrenaturalidade do evangelho, à disposição de todos os salvos (AT 2. 39)...
Por isso não compreendem as manifestações espirituais (1ª CO 2, 14, 15).
·
ANTI
– PENTECOSTAIS... Esses cristãos (cristãos?) nutrem uma
aversão aos pentecostais... São iracundos, irônicos, invejosos, zombeteiros.
Gostam de desafiar os pentecostais e consideram estes ignorantes...
·
NEOPENTECOSTAIS
APÓSTATAS... Propagam heresias e modismos, como “benção de
Toronto”, “unção do riso”, conversas com... Mortos e etc...
·
PSEUDOPENTECOSTAIS... Chamados
no Brasil de carismáticos...
·
PENTECOSTAIS
NOMINAIS “... Não vivem o que pregam... E dificilmente
experimentam a sobrenaturalidade do evangelho...” (10).
O
mapa da fé.
A revista “ISTO É”, edição 2151, trás nos algumas
informações um tanto quanto curiosas a respeito do crescer da igreja evangélica
no Brasil.
PENTECOSTAIS.
Assembléia
de Deus.
Fundação: 1910 em Belém
(PA).
Fundadores: Gunnar Vingren e
Daniel Berg.
Templos: 3,5 mil.
Templos: 3,5 mil.
Mídia: casa publicadora das
Assembléias de Deus.
Fiéis: 3,5 milhões.
Igreja
do Evangelho Quadrangular.
Fundação: 1951, em São João
da Boa Vista (SP).
Fundadores: Harold Edwin e
Jesus Hermínio Vasquez Ramos.
Templos: 5,5 mil.
Presença internacional: 91
países.
Mídia: gravadora rádio
online 24h por dia, transmissão dos cultos às quintas – feiras e aos domingos
ao vivo pela internet.
Igreja
Deus é Amor.
Fundação: 1962, em São Paulo
(SP).
Fundador: David Martins
Miranda.
Templos: 1 mil.
Presença internacional: 136
países.
Mídia: jornal “O testemunho”
e rádio FM nacional com programação 24h por dia.
Fiéis:
774 mil.
NEOPENTECOSTAIS.
Igreja
Universal do Reino de Deus.
Fundação: 1977, no Rio de
Janeiro (RJ).
Fundador: Edir Macedo.
Templos: 4,7 mil.
Presença internacional: 225
templos em 172 países.
Mídia: jornal semanal “Folha
Universal”, com tiragem de 2,3 milhões de exemplares.
Fiéis: 8 milhões.
Igreja
Sara Nossa Terra.
Fundação: 1992, em Brasília
(DF)
Fundador: Robson Rodovalho.
Templos: 800.
Presença internacional:
Portugal e EUA.
Mídia: Rede Gênesis na tevê,
rádio sara Brasil, FM, revista “Sara News” e rede social própria na internet.
Fiéis: 750 mil.
Igreja
Renascer em Cristo.
Fundação: 1996, em São Paulo
(SP).
Fundadores: Estevam e Sônia
Hernandes.
Templos: 800.
Presença internacional: 11
países.
Mídia: Rede Gospel na tevê
aberta e rádio gospel FM.
Fiéis: 2 milhões.
Igreja
Mundial do Poder de Deus.
Fundação: 1998, em Sorocaba
(SP).
Fundador: Valdemiro
Santiago.
Templos: 3 mil.
Presença internacional: 19
igrejas em 19 países.
Mídia: 22 horas diárias pela
rede 21 e o jornal mensal “Fé Mundial”, com tiragem de 500 mil exemplares.
Fiéis: 4,5 milhões (11).
Notas informativas do texto
“Pentecostalismo, neopentecostalismo e
pseudo – pentecostalismo” (continuação do texto “pentecostais versus neopentecostais”)
1.
Jornal “Mensageiro
da Paz” edição1494, novembro de 2009. Matéria de capa “Confissão positiva: uma praga no meio evangélico”. “Curso de reflexão sobre o pentecostalismo
(5ª parte) pagina 21, editora CPAD.
2.
Jornal “Mensageiro
da Paz”, edição 1490, julho de 2009. Matéria de capa “Como será o esperado Brasil evangélico de 202?” “curso refletindo sobre o pentecostalismo no
século 21”, pagina 21, editora CPAD.
3.
Jornal “Mensageiro
da Paz”, edição 1493, outubro de 2009. Matéria de capa “Catástrofes preparam para governo mundial”,
sessão “Apologética contemporânea”
pagina 16, editora CPAD.
4.
Blog Renato Vargens.
5.
Revista ensinado cristão, matéria “Os perigos da adultização precoce”,
edição 37. Pagina 9, editora CPAD.
6.
“95
teses para a igreja de hoje, tese 59ª”. Artigo do pastor José Barbosa Junior.
7.
Jornal “Mensageiro
da Paz”, edição 1482, Novembro de 2008. Matéria de capa “Crise mundial leva lideres a pregarem
sistema único”. Sessão “Apologética
contemporânea”, “As línguas são
evidencia inicial externa do batismo no Espírito Santo”, página 16, editora
CPAD.
8.
Revista “Lições
Bíblicas Juvenis” 1º trimestre de 2011, página 79 e 81. Editora CPAD.
9.
Revista “MANUAL
DO OBREIRO”, edição 52, ano 34, matéria de capa “ATOS DOS APÓSTOLOS, a ação do Espírito Santo na igreja e através da
igreja”. Artigo “Manifestações do
Espírito Santo na historia”, autor Isael
de Araujo (pastor, escritor, pesquisador, graduado em teologia e com
formação também em Editorial Management pelo Institute Christian Publishing
International (ICPI), em Colorado Springs (EUA); e chefe do centro de estudos
do movimento pentecostal (CEMP) ligado a CPAD, páginas 36 a 44. Editora CPAD.
10.
BLOG
DO CIRO.
11.
Revista “ISTO
É”, edição 2151, matéria de capa “O
NOVO ASTRO”, página 53. Editora Três.
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