Pentecostalismo, neopentecostalismo e pseudo – pentecostalismo. (continuação do texto “pentecostais versus neopentecostais”)


“Ao pé da letra, o termo neopentecostalismo (neo = novo) significa um novo pentecoste ou uma nova forma de manifestação espiritual... O movimento neopentecostal dá ênfase às benesses materiais e físicos da vida presente...
As igrejas neopentecostais utilizam textos bíblicos (extraídos e aplicados fora do seu contexto)... O movimento neopentecostal pode ser considerado o resultado da mistura do cristianismo com o gnosticismo, que é um movimento que tem por base as filosofias que floresciam da Babilônia, Egito, Síria e Grécia...
Conforme escreve o pastor Paulo Romeiro:
“... Há de tudo; tapete ungido, arruda, sal grosso, corredor do amor, vassoura de fogo, mirra para embelezamento do corpo, cair, soprar, sandália de fogo, uma serie enorme de correntes (da prosperidade, libertação, saúde, do amor e etc)... O neopentecostalismo representa um perigo... Ao ensinar a cura interior através da regressão...” (1)

O que é pentecostalismo?

“... Naturalmente, o termo deriva da experiência do Dia de Pentecostes... As doutrinas adotadas pelos neopentecostais foram produzidas... das idéias do pai do Novo Pensamento, chamado Fineias Parkhust Quimby (1802 – 1866)... Os adeptos de movimento, conhecido como “movimento da fé”, começaram a ensinar que a saúde e a riqueza podem ser conquistadas desde que afirmadas e confessadas...
O pseudopentecostalismo explora a falsa idéia de dependência de anjos para realizações pessoais...
Alguns grupos se deixaram levar por pseudo-revelações...
Vozes, encontros com anjos e arrebatamentos de espírito...” (2)
O pastor Paulo Freire não deixa por menos ao dizer (isto é escrever) que:
“... A obra vai sendo liderada por obreiros deformados, espiritualmente, sem as respostas que a congregação necessita diante das demandas da vida... Proliferam... comunidades onde todos acreditam ter recebido uma “luz própria”... Há uma síndrome de especialização em andamento, fazendo surgir “igrejas do louvor”, “igrejas do amor”, “igrejas da família”, “igrejas evangelísticas...” (3)
O pastor Renato Vargens não poupa “elogios” referentes à IURD.

Tenho absoluta certeza que se o reformador alemão Martinho Lutero fosse vivo estaria na linha de frente contra os ensinamentos espúrios da Igreja Universal do Reino de Deus.
Isto afirmo baseado no fato de que tudo aquilo que os reformadores lutaram como, superstição, misticismo, idolatria, venda das indulgências, autoritarismo papal, está indubitavelmente enraizado na igreja “macediana”
Acredito piamente que o Catolicismo Romano do século XVI possui similaridades interessantíssimas com a Universal do Reino de Deus, até porque, ambos fundamentam suas doutrinas e comportamentos em três pilares, as Escrituras Sagradas, a tradição e autoridade apostólica papal. Na verdade, tanto católicos como os seguidores de Edir Macedo não consideram na prática a Bíblia como única e exclusiva regra de fé. Isto porque, para ambos os movimentos, a tradição bem como a experiência adquirida com o sagrado, possuem um enorme peso na consolidação de suas doutrinas.
Junta-se a isso, o fato de que as duas correntes possuem em suas estruturas eclesiásticas lideres papais, cuja autoridade apostólica é inquestionável. Além disso, ambos mercantilizam a fé, comercializando as benesses divinas, oferecendo aos fiéis objetos sagrados que possuem em si poder suficiente para operar milagres.
Quanto à práxis litúrgica os “macedianos” faze-nos por um momento pensar que regressamos aos tenebrosos dias da idade média, onde como no século XVI, a manipulação religiosa se faz presente mediante bispos e pastores que em nome de Deus estabelecem doutrinas que se contrapõem a Palavra revelada do Senhor.
Tanto o Catolicismo Romano como o evangelho pregado pela IURD entendem que as bênçãos de Deus não são frutos de sua maravilhosa graça, mais sim, conseqüência direta de uma relação baseada na troca ou no toma-lá-dá-cá. Neste contexto, tudo é feito em nome de Deus e para se conseguir a benção é absolutamente necessário pagar e pagar alto! Nesta perspectiva tudo se vende, desde o sal grosso até pequenos frascos contendo água do Rio Jordão.
Por favor, responda sinceramente: Qual a diferença da oferta extorquida do povo sofrido nos dias atuais pra venda das indulgências da idade média? Qual a diferença dos utensílios vendidos no século XVI, para os que comercializados em nos templos da IURD?
Caro leitor, isto posto afirmo que a Igreja Universal do Reino de Deus não é uma Igreja protestante ou evangélica. A sua teologia é sincrética, antropocêntrica e demoníaca. Além disso, ela não possui nenhuma relação teológica ou confessional com as expressões da Reforma, antes pelo contrário, seus ensinamentos contrapõem-se as doutrinas da ortodoxia evangélica. Afirmo também que a IURD constitui-se em uma seita e que de forma cruel tem disseminado um evangelho absolutamente diferente do Evangelho da Bíblia.
Pense nisso! (4)

O movimento Neo – Pentecostal e a escravatura infantil.

O termo escravatura infantil, pode parecer um tanto pesado aos ouvidos dos “espiritualistas” de plantão. No entanto quero deixar bem claro que não sou nem um desinformado ou coisa do tipo.
Queria eu que isso fosse um mero exagero de minha parte, mas não.
E a prova disso esta no programa “A tarde é sua” (Rede TV), apresentado pela apresentadora Sonia Abraão, do dia 22/12/2010. Pelo qual via a mais nova missionária do Brasil ela só tem 6 anos.
E é claro que isso acontece devido termos de nos depara com mais esta aberração, o adultizar das crianças. “... Alguns pais... têm procurado vestir os meninos constantemente como “pequenos pastorzinhos”, de colete, terno e gravata...” (5)
O pastor José Barbosa Junior, recomenda que: “As nossas crianças, vivam como crianças e não sejam obrigadas a se tornarem como nós adultos...” (6)
Parece que os caçadores de “talentos infantis” são insaciáveis nesta busca não se importando se estão ou não fazendo “bem” aos inocentes.
O falar em NOVAS LINGUAS (continuação).
Para prosseguir com este assunto farei uso das palavras do pastor, escritor, articulista e apologista José Gonçalves.
“... O erudito em grego H. E. Dana, não – pentecostal e autor de um dos mais conceituados manuais de língua grega, comenta em seu livro O Espírito Santo no livro de Atos: “De qualquer maneira, cremos que este registro (o livro de Atos) torna meridianamente claro que a plenitude do Espírito veio a esses discípulos como uma benção distinta da salvação... O Dr. H. E. esclarece mais uma vez a questão: “Um assunto muito debatido tem sido se há qualquer diferença entre as experiências descritas como ser batizado no Espírito, e ser cheio do Espírito (...) Mas um simples exame superficial do texto mostrará que a conclusão não é correta... São representações figurativas da mesma experiência essencial, contemplada de diferentes pontos de vista” (7).
“... Segundo o historiador alemão T. L. Souer, o próprio Martinho Lutero falava em línguas...
No século 17, entre os Quacres, há registros de línguas estranhas... No século 19, há um boom e registros de glossolalia. Há casos na Escócia em 1830; na Inglaterra na mesma época; nos Estados Unidos; em 1854, 1857, 1873 e 1875; na Rússia, em 1855; e na Estônia e Armênia no final do século 19...
Orígenes comprova que no segundo século os cristãos falavam em línguas estranhas...
Além de Tertuliano e Orígenes, apenas... Dois pais da igreja citam o falar em línguas estranhas: Irineu e Agostinho...” É o que diz o pastor Silas Daniel (8)
Ao contrario daquilo que muitos pensam o “DIA DE PENTECOSTE”, não ficou restringido apenas para aquele momento em que os discípulos foram revestidos de PODER.
Conforme Atos dos apóstolos relata (AT 2) e quem nos esclarece isso é o pastor e escritor Isael de Araujo; tendo ele feito uma pesquisa minuciosa a respeito do assunto:
“... Século 1 d. C no dia de pentecostes (33 d.C)... Os discípulos... começaram a demonstrar manifestações miraculosas, incluindo línguas estranhas...
Século 2, temos os registros e testemunhos de Justino, o mártir (100 – 165); Irineu de Lyon (França 115 – 202); Hipólito de Roma (160 – 235); montanismo na Frigia (150); Teófilo de Antioquia (181) e Tertuliano (160 – 220)... Línguas estranhas...
Século 3, há registros e testemunhos de Novaciano (230); Orígenes (180 – 254); Gregório Taumaturgo (213 – 270); Eusébio de Cesaréia (260 – 340); Atanásio (251 – 356); Pacômio (292 – 348)... Dom de línguas (glossolalia)...
Século 4... João Crisóstomo (307 – 407); Hilário de Poitiers (c. 340); Ambrosio (c. 350); Agostinho (354 – 430)... Dom de línguas...” (9).
O pastor Ciro Sanches Zibordi fornece – nos uma lista muito interessante:
·        ANTOPENTECOSTAIS CESSACIONISTAS... Esses irmãos em Cristo privam – se da sobrenaturalidade do evangelho, à disposição de todos os salvos (AT 2. 39)... Por isso não compreendem as manifestações espirituais (1ª CO 2, 14, 15).
·        ANTI – PENTECOSTAIS... Esses cristãos (cristãos?) nutrem uma aversão aos pentecostais... São iracundos, irônicos, invejosos, zombeteiros. Gostam de desafiar os pentecostais e consideram estes ignorantes...
·        NEOPENTECOSTAIS APÓSTATAS... Propagam heresias e modismos, como “benção de Toronto”, “unção do riso”, conversas com... Mortos e etc...
·        PSEUDOPENTECOSTAIS... Chamados no Brasil de carismáticos...
·        PENTECOSTAIS NOMINAIS “... Não vivem o que pregam... E dificilmente experimentam a sobrenaturalidade do evangelho...” (10).
O mapa da fé.
A revista “ISTO É”, edição 2151, trás nos algumas informações um tanto quanto curiosas a respeito do crescer da igreja evangélica no Brasil.

PENTECOSTAIS.

Assembléia de Deus.

Fundação: 1910 em Belém (PA).
Fundadores: Gunnar Vingren e Daniel Berg.
Templos: 3,5 mil.
Templos: 3,5 mil.
Mídia: casa publicadora das Assembléias de Deus.
Fiéis: 3,5 milhões.

Igreja do Evangelho Quadrangular.

Fundação: 1951, em São João da Boa Vista (SP).
Fundadores: Harold Edwin e Jesus Hermínio Vasquez Ramos.
Templos: 5,5 mil.
Presença internacional: 91 países.
Mídia: gravadora rádio online 24h por dia, transmissão dos cultos às quintas – feiras e aos domingos ao vivo pela internet.

Igreja Deus é Amor.

Fundação: 1962, em São Paulo (SP).
Fundador: David Martins Miranda.
Templos: 1 mil.
Presença internacional: 136 países.
Mídia: jornal “O testemunho” e rádio FM nacional com programação 24h por dia.
Fiéis: 774 mil.

NEOPENTECOSTAIS.                           

Igreja Universal do Reino de Deus.

Fundação: 1977, no Rio de Janeiro (RJ).
Fundador: Edir Macedo.
Templos: 4,7 mil.
Presença internacional: 225 templos em 172 países.
Mídia: jornal semanal “Folha Universal”, com tiragem de 2,3 milhões de exemplares.
Fiéis: 8 milhões.

Igreja Sara Nossa Terra.

Fundação: 1992, em Brasília (DF)
Fundador: Robson Rodovalho.
Templos: 800.
Presença internacional: Portugal e EUA.
Mídia: Rede Gênesis na tevê, rádio sara Brasil, FM, revista “Sara News” e rede social própria na internet.
Fiéis: 750 mil.

Igreja Renascer em Cristo.

Fundação: 1996, em São Paulo (SP).
Fundadores: Estevam e Sônia Hernandes.
Templos: 800.
Presença internacional: 11 países.
Mídia: Rede Gospel na tevê aberta e rádio gospel FM.
Fiéis: 2 milhões.

Igreja Mundial do Poder de Deus.

Fundação: 1998, em Sorocaba (SP).
Fundador: Valdemiro Santiago.
Templos: 3 mil.
Presença internacional: 19 igrejas em 19 países.
Mídia: 22 horas diárias pela rede 21 e o jornal mensal “Fé Mundial”, com tiragem de 500 mil exemplares.
Fiéis: 4,5 milhões (11).

Notas informativas do texto “Pentecostalismo, neopentecostalismo e pseudo – pentecostalismo” (continuação do texto “pentecostais versus neopentecostais”)
1.   Jornal “Mensageiro da Paz” edição1494, novembro de 2009. Matéria de capa “Confissão positiva: uma praga no meio evangélico”. “Curso de reflexão sobre o pentecostalismo (5ª parte) pagina 21, editora CPAD.
2.   Jornal “Mensageiro da Paz”, edição 1490, julho de 2009. Matéria de capa “Como será o esperado Brasil evangélico de 202?” “curso refletindo sobre o pentecostalismo no século 21”, pagina 21, editora CPAD.
3.   Jornal “Mensageiro da Paz”, edição 1493, outubro de 2009. Matéria de capa “Catástrofes preparam para governo mundial”, sessão “Apologética contemporânea” pagina 16, editora CPAD.
4.   Blog Renato Vargens.
5.   Revista ensinado cristão, matéria “Os perigos da adultização precoce”, edição 37. Pagina 9, editora CPAD.
6.   95 teses para a igreja de hoje, tese 59ª”. Artigo do pastor José Barbosa Junior.
7.   Jornal “Mensageiro da Paz”, edição 1482, Novembro de 2008. Matéria de capa “Crise mundial leva lideres a pregarem sistema único”. Sessão “Apologética contemporânea”, “As línguas são evidencia inicial externa do batismo no Espírito Santo”, página 16, editora CPAD.
8.   Revista “Lições Bíblicas Juvenis” 1º trimestre de 2011, página 79 e 81. Editora CPAD.
9.   Revista “MANUAL DO OBREIRO”, edição 52, ano 34, matéria de capa “ATOS DOS APÓSTOLOS, a ação do Espírito Santo na igreja e através da igreja”. Artigo “Manifestações do Espírito Santo na historia”, autor Isael de Araujo (pastor, escritor, pesquisador, graduado em teologia e com formação também em Editorial Management pelo Institute Christian Publishing International (ICPI), em Colorado Springs (EUA); e chefe do centro de estudos do movimento pentecostal (CEMP) ligado a CPAD, páginas 36 a 44. Editora CPAD.
10.               BLOG DO CIRO.
11.               Revista “ISTO É”, edição 2151, matéria de capa “O NOVO ASTRO”, página 53. Editora Três.



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