Através deste estudo procurarei
respondei dentro do possível algumas indagações que em um primeiro instante
parecem ser pontos difíceis de entendermos. Mais que ao serem analisados com
cautela e dentro do devido contexto recebem uma luz melhor.
Eu aprecio muito as palavras
ditas pelo Reverendo Hermistein
Maia:
“O que você acha se uma menina
olhasse prá você e falasse eu gosto de você porque você é radical é retrógado e
é alienado, ele ia pensar que ela estaria brincando. Porque aparentemente não tem
nenhum elogio nisso. Mas e se ela tivesse uma visão bem diferente e falasse,
você é retrógado porque você retroage adiante do pecado, você é alienado por
que você se alienou do mundo e alienou – se para Deus, e você é radical porque
você é radicado no Senhor”.
Um exemplo disso é quando falamos
“pastor alemão”, essa expressão por sua vez nos leva a lembrar
–mos de cachorro ou cão como queiram.
Mas quando usamos as palavras Pastor anglicano alemão,
não existe qualquer possibilidade de não interligamos elas (as palavras) com o
homem chamado por Deus. Portanto não nós deixemos enganar por meias verdades.
1ª Como fica o livre – arbítrio se foi
Deus que endureceu o coração de Faraó (ÊX 7,03)?
Será que foi assim mesmo, para os
calvinistas (ou soberanistas, como gosto de dizer), a resposta é um obvio SIM.
Já para os arminianos, dentre os quais estou incluído, a resposta é um sonoro
NÃO.
Entretanto é preciso olhar para
as Escrituras, Palavra de Deus para que assim façamos uma interpretação mais
criteriosa.
“Eu, porém, endurecerei o
coração de Faraó...” (ÊX 7,03, Revista e Corrigida, edição 1995).
O pastor, e teólogo Antônio Gilberto, comentarista
da Bíblia de Estudo
Pentecostal nos fornece
alguns pontos a serem considerados:
“Deus endureceu o coração de
Faraó, como castigo, porque o coração deste já estava duro e oposto a Deus...
Note que os juízos das primeiras pragas abrandaram um pouco o coração de
Faraó... Faraó o seu próprio coração sempre que Deus demonstrava misericórdia” (Êx 5,02; 7,13; 14, 22; 8, 15,19, 32;
9,7, ÊX 8,8 - 15).
“... O coração de Faraó se endureceu...”
(ÊX 7,13).
“... O coração de Faraó se
endureceu...” (ÊX 8,19).
“... Endureceu Faraó... seu coração...”
(ÊX 8,32).
Por meio das passagens
mencionadas percebemos claramente um auto endurecimento do coração por parte do
próprio Faraó.
Além do que Faraó não reconhecia
a autoridade de Deus como estando acima dele.
E isso é verificável em Êxodo
5,02:
“... Não conheço o Senhor...”.
2ª Deus amou a Jacó e aborreceu Esaú.
Não seria isso preferêncialismo? (RM
9,13).
Toda leitura mal feita nos leva a
conclusões precitadas, a passagem acima não foge a regra atentemos a alguns
pontos bem interessantes:
1º Será que o versículo acima
esta tratando de indivíduos ou de povos?
Para obtermos a resposta é
preciso recorremos ao livro de Gênesis capítulo 25 verso 23:
“E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e os dois povos de dividirão das tuas entranhas, um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior
servirá ao menor” (O grifo não consta no texto original).
Agora é preciso “fatiarmos” com
cuidado esse “bolo”. Para isso eu usarei a “BEP” como objeto cortante.
DOIS POVOS: “Os
dois povos são os Israelitas (os descendentes de Jacó) e os Edomitas (os
descendentes de Esaú)...
O MAIOR SERVIRÁ AO MENOR. Segundo o costume, o mais jovem
entre dois filhos serve ao mais velho. Nesse caso, porém, Deus inverteu a norma...”
Retornemos a Romanos 9, 13:
“Este versículo não significa
que Jacó e seus descendentes foram eleitos para salvação eterna, enquanto que
Esaú e seus descendentes foram eleitos para condenação eterna. Trata – se
antes, da eleição dos descendentes de Jacó para serem o canal da revelação e
benção de Deus para o mundo (ML 1,3)... Além disso, aqueles que não eram
‘amados’ (i.e, os gentios) obedeceram a Deus e se tornaram ‘filhos do Deus vivo”.
“... A referência aqui não é à eleição
individual, mais a eleição coletiva, de uma nação – a nação escolhida de Israel...”
(livro “Eleitos, mas livres”, autor Norman
Geisler. Página 96. Editora VIDA).
Quando fazemos uma criteriosa
pesquisa através das Escrituras Sagradas encontramos algumas passagens que a
principio parecem dar um significado favorável. A Deus escolhe ama e a despreza
a quem Ele (Deus) quiser. Isto ocorre devido não darmos tanta importância ao
contexto.
“Quem ama a seu pai ou a sua
mãe mais do que a mim não é digno de mim” (MT 10,37).
“Se alguém vem a mim, e não
aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda
também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo” (LC 14,26).
“... A palavra hebraica para
‘odiei’ (‘rejeitei’) na verdade significa ‘amar menos’...” (livro “Eleitos,
mas livres”, autor Norman
Geisler. Página 96. Editora VIDA).
3ª Deus pode ou não pode fazer o que
quiser. Ele (Deus) é ou não Soberano?
NÃO TEM O OLEIRO PODER SOBRE O
BARRO? (RM 9,21).
Sim certamente que Deus é
Soberano e disto eu não tenho duvida. Ele sustenta “... Todas as coisas...” (HB
1, 03), sem Ele “... Nada
do que existe teria sido feito...” (João 1,03), Ele “... Faz tudo o que lhe agrada”
(SL 115,03) e “... Age como
lhe agrada...” (DN 4, 35). E não obstante a tudo isso o “... Nosso Deus é fogo consumidor”
(HB 12, 29).
Mas isto não significa dizer que
Deus soberaniza a ignorância. Infelizmente algumas pessoas levantam e sustentam
a “bandeira” de um evangelho um tanto quanto estranho se comparado com a
Bíblia. Esta pessoas gritam a plenos pulmões todas as coisas são controladas
por Deus. É verdade, no entanto a Bíblia deixa claro que o homem possui o
direito de escolha e isso não significa que Ele o todo Poderoso perdeu o
controle da situação.
“... Considerando a parábola do oleiro
em Jeremias 18. Nesse contexto, o bloco de barro tanto pode ser moldado como
desfeito por Deus dependendo da resposta moral de Israel a Deus, pois o profeta
diz enfaticamente: ‘ Se essa nação que eu advertir converter – se da sua
perversidade, então eu me arrependerei e não trarei sobre ela a desgraça que eu
tinha planejado... Assim o elemento do não arrependimento de Israel se torna o
vaso ‘para o uso desonroso’ e o grupo arrependido se torna um ‘vaso de fins
nobres’...” (livro “Eleitos, mas livres”, autor Norman Geisler. Página 105.
Editora VIDA).
4ª Cristo morreu por TODOS ou só pelos
os ELEITOS?
Para obtermos uma resposta
plausível a esta indagação faz – se necessário outra pergunta.
TODOS pecaram ou só UMA parte?
De acordo com Romanos 3, verso 23:
TODOS “... Pecaram...”.
Partindo dessa assertiva temos um
bom caminho a percorre.
Jesus orou por não – eleitos, sua
oração: “Pai perdoa – lhes, pois, não sabem o que estão fazendo” (LC 23,
34).
“Antes de tudo, recomendo que
se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graça por todos os homens” (1ª TM
2,01; o grifo não consta no texto original), e não apenas os eleitos.
“... ALGUNS TEXTOS BÍBLICOS têm sido usados por
alguns para sustentar a idéia de que Jesus não morreu por toda a humanidade. EM VÁRIAS PASSAGENS encontramos a idéia de que Jesus
derramou seu sangue por “MUITOS” (Isaías 53:11, 12; Mateus 26:28; Marcos
14:24)... JOÃO CALVINO acreditava que Cristo morreu por
todos os pecados do mundo... “a palavra ‘muitos’ não significa uma parte
apenas, do mundo, mas toda a raça humana...” (1).
O pastor Zwinglio Rodrigues nos presenteia com algumas
opiniões referentes ao assunto leiamos:
“... Earl Radmacher: A morte de
Cristo é suficiente para todos, mas só é eficiente para os que crêem nele. Nem
todos serão salvos, mas Jesus oferece salvação a todos.
Leon Morris: Cristo
fez ampla provisão; a sua provisão tem eficácia para os pecados do mundo
inteiro.
Adam Clarke:... A
tentativa de limitar isso é um ultraje violento contra Deus e sua Palavra.
A.T. Robertson: A
propiciação operada por Cristo provê salvação para todos...
John Abert Bengel: A
propiciação é tão grande quanto o pecado...” (2).
“... Clemente de
Alexandria (150-220):
“Cristo... traz... salvação a toda a raça humana”.
Eusébio (260-340): “Era necessário que o
Cordeiro de Deus fosse oferecido... pela raça humana inteira”.
Atanásio (293-373): “Cristo o Filho de Deus... se
entregou à morte por todos nós como um sacrifício para Seu Pai”...
Próspero (um amigo e discípulo de Agostinho que
morreu em 463): “... O sangue de Cristo é a redenção do mundo todo...”...
Citações dos reformadores do
século16.
Martinho Lutero (1483-1546): “Cristo... retirou os pecados do
mundo todo...”.
Philip Melanchton (1497-1560): “É necessário saber que o
Evangelho é... uma promessa universal... prometida a toda a humanidade...”...
Citações de outro eruditos da
história da igreja recente...
B. F. Westcott:
“Potencialmente, a obra de Cristo estende para o mundo todo...”.
A. T. Robertson: A
palavra “mundo” em Jo 3.16 – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira” –
significa “o completo cosmos dos homens, incluindo os gentios, toda a raça
humana,” e acrescenta que “este aspecto universal do amor de Deus aparece
também em 2Co 5.19; Rm 5.8” (3).
Diante de tantas opiniões, fica
difícil dizermos ou até mesmo afirmarmos que a morte expiatória de Cristo só
alcançou um grupo específico.
5ª Que ligação a entre a cura divina e
expiação?
Boa parte das pessoas gosta de
respostas “bate e pronto”, na base do toma lá – da – cá. Entretanto isto não
ocorre quando o assunto é a expiação de Cristo.
Para que cheguemos a uma resposta
aceitável é preciso sabermos por que Cristo morreu. Teria sido só para garantir
que não sentíssemos qualquer tipo de dor.
O pastor José Gonçalves nos dar algumas informações
pertinentes à cura divina e à expiação de Cristo:
“... Em 1ª Pedro 2,24, Pedro se refere à
cura espiritual (citando a Septuaginta), e em Mateus 8,17, este escritor
sagrado se à cura física mencionando o texto massorético. Pedro enfatiza o
aspecto espiritual da expiação de Cristo (I PE 2,24)... O teólogo Ricardo
Gondim comenta: ‘A Bíblia é conclusiva em afirma que Deus tanto provê a
salvação espiritual, como a cura física’ (SL 103,01, 02)... D. A. Carson, tido,
como a maior autoridade em língua grega da atualidade... comenta Mateus 8,17:
‘Este texto, bem como outros tantos, ensinam claramente que há cura na
expiação’...” (4).
6ª Quais são as diferenças entre
pentecostais e “pentecostais”?
Alguém pode está pensando, essa
eu não entendi. Eu explico certa, estando em uma livraria evangélica ouvi um
cidadão afirma que muitas das mazelas cometidas nas igrejas, são de
responsabilidade das igrejas pentecostais.
No entanto eu discordei dizendo
que ele (o cidadão) tinha colado no mesmo “balaio de gato”, o
pentecostalismo nascido na Rua Azuza, e o pseudo pentecostalismo atual. Para
maiores esclarecimentos eu recomendo o maravilhoso livro “Rastros de Fogo, o
que diferencia o pentecostes Bíblico do neopentecostalismo atual?”, autor José Gonçalves.
7ª Quem pode participar da Ceia?
Verdades e mentiras.
No tocante a este assunto o
pastor e teólogo Claudionor de
Andrade fornece algumas
orientações aos diaconos um tanto quanto curiosas:
“... Mantenha as unhas sempre cortadas e
limpas... Não as perfume, pode impregnar as vasilhas e os elementos e serem
distribuidos... Esteja sempre de barbeado... Se estiver resfriado não sirva
Ceia...” (5). É claro que se fizermos um análise escrituristica sobre as
recomendações dadas pelo respeitado pastor não encontraremos uma só citação
Bíblica pela qual consigamos respaldar – nos. No entanto, contudo todavia o bom
senso diz – nos que elas são de muito bom grado.
Todas as vezes que participo da
celebração observo tudo o que ocorre durante o culto. Especialmente as palavras
ditas pelo pastor algumas declarações não possuem qualquer respaldo Bíblico.
Mas calma não estou com isso afirmando que ele é herético ou coisa do tipo.
E quais são as ditas declarações?
Aquele (a) que esta em comunhão coloque
– se em pé.
Eu já procurei tanto nos evangelhos
quanto nas cartas paulinas alguma menção sobre a orientação acima e não
encontrei.
Tenha muito cuidado pra você não
come o pão e tomar o vinho de maneira indigna.
Não existe ninguém digno de tomar
a Ceia. Para uma melhor explicação sobre este ponto faço uso das palavras do
pastor e teólogo José
Gonçalves:
“... Devemos dizer, a principio que a
palavra grega anaksiôs em português como ‘indignamente’ é um advérbio e não um
adjetivo. Como sabemos, os advérbios indicam ‘modo’, ou ‘maneira’, enquanto os
adjétivos indicam ‘estado’ ou ‘qualidade’. Se Paulo em lugar do advérbio
‘indignamente’ (anaksiôs) tivesse usado o adjétivo ‘indigno’ (anakisiós), então
ninguém de fato poderia participar da Ceia do Senhor, pois, ninguém é ou será
digno... Voltando ao texto, o advérbio ‘indignamente’ (anakisiôs) mostra que
Paulo estava se referindo ao modo irreverente dos coríntios ao celebrarem a
Ceia do Senhor, isto é, enquanto alguns se embriagavam durante a reunião,
outros comiam demais... Essa forma de ver o texto é tão significativa assim? É
sim. Ela ajudará o cristão a se liberta dos terroristas psicológicos que andam
por ai... Ninguém é digno,
por si mesmo, de ter comunhão com Jesus...” (6).
Para maiores esclarecimentos recomendo
o uso de alguns matérias.
“A Ceia do Senhor uma
realidade espiritual” (Áudio, site “Comunidade cristã de londrina”).
“Santa Ceia” (Áudio,
podcast “Alerta crucial”).
“Cuidado a ceia é do Senhor”
(Áudio, “Igreja Batista Água Branca”).
8ª O que são as teologias
dispensacionalistas?
A resposta desta pergunta quem
nos dá é o pastor e teólogo Severino
Pedro da Silva (in memória):
“... Dispensação da inocência – a
dispensação da inocência teve inicio na criação... O tempo de sua duração não
nos foi revelado...
Dispensação da consciência – Ela
durou cerca de 1656 anos... Ela começou com a expulsão do casal ali do Éden e
vai até o dilúvio...
Dispensação do governo humano –
Ela... perdurou cerca de 427 anos. Desde o tempo do dilúvio até a dispensação
dos homens sobre a terra...
Dispensação da promessa – Esta
dispensação teve inicio com a aliança de Deus com Abraão cerca de 1963 aC, ou
seja 427 anos depois do dilúvio. Sua duração foi de 430 anos... Esta
dispensação é também chamada por alguns eruditos, como a dispensação
patriarcal...
Dispensação da lei... esta
dispensação perdurou... do Êxodo do Egito até a crucificação de Cristo...
Dispensação da graça – esta
dispensação começa, com a mosaica, como Paulo afirma em alguns dos seus
argumentos doutrinarios (RM 10,4 e GL 3,19)...
Dispensação do Reino – esta é a
sétima e última. Ela é chamada de ‘dispensação da plenitude dos tempos’, poís
para ela e nela, que convergem todos os tempos, alianças, e profecias...” (8).
9ª De vez em quando percebo alguns
“lideres” lendo (ou fingindo que leêm) a Bíblia de maneira errada. Será que
existe algum problema nisso?
É impressionantemente negativo
ver – mos certos “doutores”, “mestres”, “apóstolos” e “pastores” distorcendo de
maneira proposital as Escrituras Sagradas. Muitas vezes isso ocorre devido
fazerem leituras erradas. Eles fingem que estão lendo corretamente e as
(ovelhas) pessoas fingem que acreditam.
As pessoas: CINCO VIRGENS FICARAM
ACORDADAS E CINCO DORMIRAM.
A Bíblia: “E, tardando o noivo,
foram TODAS tomadas de sono, e
ADORMECERAM"(Mateus
25:5, o grifo não consta no texto original).
As pessoas: A VARA DE MOISÉS SE
TRANSFORMOU EM SERPENTE.
A Bíblia: “E o Senhor falou a
Moisés e a Arão, dizendo: Quando Faraó
vos falar, dizendo: Fazei por vós
algum milagre, dirás a Arão: Toma a TUA vara, e lança-a diante de Faraó, e se
tornará em serpente. E Faraó também chamou os sábios e
encantadores e os magos do
Egito fizeram também o mesmo com
os seus encantamentos. Porque cada um lançou sua vara e
tornaram-se em serpentes. Mas A VARA DE ARÃO tragou as varas deles” (ÊX
7,12; O grifo não consta no texto original).
As pessoas: O COXO VIVIA NA PORTA
DO TEMPLO.
A Bíblia: “E
Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E ERA TRAZIDO um varão que desde o ventre de sua mãe
era coxo, o qual, todos os dias, punham à porta do templo, chamada Formosa,
para pedir esmolas aos que entravam" (Atos 3:1,2, O grifo não consta
no texto original).
As pessoas: DALILA CORTOU OS
CABELOS DE SANSÃO.
A Bíblia: “Então ela o fez dormir
sobre os seus joelhos, e CHAMOU
A UM HOMEM, e RAPOU-LHE as sete tranças do cabelo de sua
cabeça. E começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força." (Juízes
16:19, O grifo não consta no texto original).
As pessoas: PEDRO VIU UM LENÇOL
CHEIO DE ANIMAIS.
A Bíblia: “E viu o céu aberto, e
que descia UM VASO, como SE FOSSE UM GRANDE LENÇOL atado pelas quatro pontas, e vindo
para a terra. No qual havia de todos os animais quadrúpedes e répteis da terra,
e aves do céu" (Atos 10:
11, o grifo não consta no texto original).
“... Algo SEMELHANTE A UM GRANDE LENÇOL...”
(AT 10,11; NVI, o grifo não consta no texto original).
Notas informativas sobre o texto
“E agora como fica?” (I parte).
Livro “A verdade sobre a
predestinação”. (Os grifos não constam no texto original).
Blog “Dokimos”, artigo “Extensão
da expiação: uma defesa informal do universalismo qualificado”.
Site “Arminianismo”,
artigo “A Extensão da Expiação: Expiação Limitada Versus Expiação Ilimitada”.
Autor Ron Rhodes.
Revista Manual do Obreiro, matéria de
capa “Cristianismo Genérico”, edição 37. Artigo “A cura divina
e a expiação”, autor José
Gonçalves. Editora CPAD.
Revista Manual do Obreiro, matéria de
capa “Tratamento pastoral para o crente em disciplina”, edição 25.
Artigo “No serviço diaconal”, página 72. Autor Claudionor de Andrade. Editora CPAD.
Livro “Defendendo o verdadeiro
Evangelho”, autor José
Gonçalves. Página 66. Editora CPAD.
Revista Manual do Obreiro, matéria de
capa, “O pentecostalismo e a soberania da Bíblia”. Artigo “A teólogia
das dispensações” autor Severino
Pedro da Silva. Páginas 34 a 38. Editora CPAD.
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